terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço das leituras de 2013

Ora, 2013 foi, como sabem um ano complicado para mim a nível de leituras. A falta de tempo reinou no segundo semestre do ano e foram muitos os livros que ficaram por ler, muitas as opiniões que ficaram por publicar. Ainda assim, li 46 livros o que significa que consegui ver 84% do desafio Goodreads cumprido, apesar de ter havido algumas alturas do ano em que nem sequer sonhei chegar tão longe. Todos estes livros se traduzem em 19.169 páginas lidas o que, segundo o meu contador, é o maior número de páginas que li num ano desde 2010.

O livro com mais páginas que li foi o Kushiel´s Scion da Jacqueline Carey - 944 páginas. Este é um feito que me deixa particularmente orgulhosa porque li tudo, tudinho no inglês original. Se bem se lembram, no final do ano passado tinha-me proposto a mim mesma o desafio de ler 10 livros em inglês. A coisa não correu como o esperado (só li 3 e tenho o 4º a meio) mas a verdade é que este Kushiel's Scion superou tudo!! Além disso, foi, sem sombra de dúvidas, uma das melhores leituras de 2013.

O livro que tão orgulhosa me deixou é o início de uma trilogia ou a continuação de uma saga, como há quem o classifique. Além desta, iniciei 14 séries/ sagas ou trilogias. O  número é elevado mas pretendo continuar a seguir, pelo menos, 11 destas novidades. Ainda a nível de sagas e trilogias, posso dizer-vos que terminei 5 daquelas cuja leitura já tinha iniciado em anos anteriores. Fiquei triste com o fim de algumas. Há sempre aqueles universos que nunca deveriam ser abandonados, sagas que nunca deveriam ter fim...

A grande maioria dos livros que li este ano pertencem às categorias de fantasia e distopia. Foi precisamente com o desafio "Dystopia Reading Challenge" que conheci  um maior número de novos autores, iniciei um maior número de sagas e li alguns dos melhores títulos do ano. Este foi, na verdade, o desafio que melhor me correu. Tinha-me proposto chegar ao nível Rebel que consistia na leitura de 7 a 12 livros desta categoria e consegui ultrapassar essa meta e alcançar o título de Revolutionist (entre 13 e 18 livros). Claro que tendo a coisa corrido tão bem já me ando a preparar para me inscrever no desafio de 2014.

Finalmente, no que a desafios diz respeito, o Queen's Challenge foi o meu grande fracasso. Não cumpri nada deste desafio mas já tenho previsto conseguir levar a situação a bom porto no ano que ai vem. Veremos se é desta!!

Apresentada a estatística e feito o balanço dos desafios resta-me, antes de apresentar o Top 10, mencionar o facto de que este foi um ano de grandes descobertas, tanto a nível de autores como de títulos, mas também um ano de enormes desilusões e desapontamentos. Acho que nunca, em um só ano, consegui ler (ou tentar ler) livros que viessem tão bem cotados e que, no fim, tenham sido um tão grande desapontamento. Li grandes fiascos este ano!! Mas também li muitas coisas boas, são as melhores de entre elas que vos deixo aqui:


As melhores distopias de 2013





As melhores leituras noutros géneros literários




Desejo a todos um 2014 cheio de boas leituras. Até para o ano... :)

Sem comentários: