terça-feira, 23 de julho de 2013

Top Ten Tuesday - Ten Words/Topics That Will Make You NOT pick up a book

E é terça-feira outra vez :)
Esta semana o tópico é precisamente o posto do de dia 30 de Abril (podem lê-lo aqui). Se por um lado há algumas palavras e temas que me fazem pegar num livro automaticamente, também há as que têm o efeito contrário (como calculo que aconteça com todos os leitores). Há livros de que fujo como o diabo da cruz. Contudo, penso que são menos os temas que me fazem fugir dos livros que aqueles que deles me aproximam deles. 
Analisando bem a situação, penso que o impacto das capas aqui não é tão significativo como quando gosto de um livro. Uma capa má pode contribuir para que a "paixão" por um livro não seja instantânea  mas se o livro for bom não vai ser a capa que me impede de o ler. Já uma boa capa num livro cujo tema não me agrade... bem, não vai ajudar nada. Agora vamos lá à reflexão sobre os temas que me fazem fugir dos livros...

  • Morte/ Além/ Vida depois da morte -  Detesto os livros que falam da passagem para o mais além e daquilo que vem depois de morrermos e etc. Sinceramente, conhecem alguém que tenha regressado para contar como é que é depois? Exacto. Andam para ai uma data de pessoas com as teorias mais loucas, a vender livros com isso. Qual é a pressa? Mais tarde ou mais cedo vão saber  o que há depois. Se houver alguma coisa...!!
  • Princesas/mulheres árabes maltratadas e foragidas - Já estiveram muito mais em voga (thank God!!) mas nunca consegui ler estes livros. Já sei que são testemunhos, às vezes, importantes de uma realidade que precisa de ser modificada mas... Irritam-me sobremaneira.
  • Felicidade, Paz, Sucesso - Refiro-me aos livros com as receitas milagrosas para ser feliz ou ter sucesso ou sei lá que mais prometem eles por ai. Auto-ajuda, pois... Ajudas é o autor a ganhar umas coroas! Sinceramente, alguém acredita que vai encontrar uma fortuna, a felicidade ou a paz interior no meio das páginas de um livro? E debaixo de uma pedra, não?
  • Economia/ Crise/ Plano Económico - Detesto economia. A sério, foi das cadeiras que mais me custaram na faculdade - tenho alergia aguda à coisa. Deve ser por isso que os livros que tratam do tema não me dizem nada. Com a actual crise há alguns destes livros a aparecer por ai, novos planos de governo, planos para sair da crise, análises económicas da situação actual e daquilo que a ela nos conduziu... Bem, leio algumas coisas sobre o tema e sei bem as causas e a maioria das consequências da crise mas um livro inteiro sobre o tema?!?! Não obrigado.
  • "Faça você mesmo" - Não é que não me interesse por saber como se fazem certas coisas mas um compêndio sobre como fazer tudo e mais alguma coisa não é coisa que me ajude aqui por casa. Quando quero aprender a fazer alguma coisa prefiro um método mais pessoal, um modo em que alguém me ensine. Depois de saber os rudimentos vou arriscando e descobrindo coisas novas mas para aprender nada melhor que outra pessoa para nos ensinar.
  • Shopaholic/ Fashion Victim's - Aqueles livros que mais tarde dão, ou podem vir a dar, comédias parvas para adolescentes ou para as grandes massas, que normalmente têm como figura central uma louca por compras ou uma fashion victim que nunca é capaz de se aperceber daquilo que a rodeiam além das novidades do mundo da moda que povoam ou podem vir a povoar o seu guarda-fatos. São superficialmente irritantes.
  • Animais de estimação - Talvez não haja muita gente que sabe isto mas.... não sou uma pessoa muito dada a animais. Gosto muito deles, lá longe, no seu habitat natural ou quando as pessoas têm uma casa com muito espaço (exterior, entenda-se) para que os desgraçados andem à vontade e não fiquem histéricos, esquizofrénicos e nervosinhos... Pois, definitivamente animais não são a minha praia. Nem sequer nos livros.
  • Crianças abusadas, raptadas e que sofrem maus-tratos - São coisas que me mexem com o sistema. Não consigo ler. Se são pura invenção fico a pensar como será a mente de quem teve aquelas ideias e ainda as escreveu. Se forem baseados em factos reais.... bem, ai só tenho mesmo vontade de matar alguém. Há coisas que, simplesmente, não deviam acontecer. E se acontecem a pena devia ser paga na mesma moeda.

Bem,  acho que não chego aos dez mas... nota-se muito que são os meus "ódiozinhos" de estimação? lolol...
Enfim, regra geral só evito um livro se sei que a temática me vai mexer muito com o sistema nervoso e não vou desfrutar da leitura. E vocês, o que vos faz fugir de um livro?

Sem comentários: