quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jacqueline Carey e Kushiel's Legacy

Quem segue o que aqui escrevo com alguma regularidade sabe perfeitamente que não sou de anunciar as novidades mensalmente, de publicitar livros ou editoras a não ser que o livro em si me chame muito a atenção e tenha a certeza que, mais cedo ou mais tarde, vou poder lê-lo e vocês vão poder ver aqui a minha opinião sobre ele. Não gosto de fazer publicidade grátis até porque, por simples que seja, dá trabalho e ninguém o reconhece. Mas isso, bem como outros tópicos que daí advém, vai ter que ficar para outro dia porque hoje decidi deitar as minhas reticências às urtigas... Ainda assim, quero deixar bem claro que não faço isto a pedido de ninguém e não quero fazer publicidade a nenhuma editora, só quero poder dar a conhecer um autora que tem tido pouca visibilidade e com isto, talvez, poder continuar a ler os seus títulos na língua de Camões. Explicações à parte, vamos ao que me traz hoje aqui... 

Há cerca de 3 anos a SdE começou a apostar numa autora americana desconhecida do publico português - Jacqueline Carey. As capas dos livros eram apelativas e, sempre atenta às novidades desta editora, não pude deixar de os ler assim que a oportunidade surgiu. Confesso que numa fase inicial a leitura não me cativou logo mas estes livros são a prova acabada de que há mesmo coisas que primeiro se "estranham e depois se entranham". Se a linguagem cuidada, ainda que fluída, não me assustou e até me cativou, deliciando-me com a sua magnífica contribuição para a criação do ambiente renascentista, já a organização social e política deste mundo recriado por Carey conseguiu confundir-me bastante. Na altura escrevi: "A sociedade de Terre d'Ange assenta em Casas de prazer que veneram a deusa Nammah e em outras organizações, famílias ou instituições que se dedicam aos diversos deuses - cada um deles protector de uma região e das famílias daí naturais e que deles descendem. Com aliados distantes, inimigos bem próximos, aliados que o não são e inimigos que não o são tanto, a intriga política é um elemento muito forte. Quase tão forte como o sexo e a sensualidade, presentes a cada página e em quase todos os elementos que constituem este mundo."

Mas não se amedrontem. Com o seguir da leitura vão ficar completamente cativados pelas personagens fortes e carismáticas. Vão ver-se enredados numa trama onde a intriga é constante, apostando a autora em vilões de 5 estrelas, que não recusam acções com verdadeiros requintes de malvadez, e onde o imprevisto é rei, brindando-nos com reviravoltas alucinantes e que nos deixam de queixo caído a pedir por mais.




Ora, o que eu nunca consegui compreender foi o porquê da demora entre a edição dos vários volumes. Finalmente, há cerca de 2 ou 3 meses ficámos a saber que o último volume iria ser editado em Maio porque a editora não queria deixar os seus leitores pendurados mas que dificilmente iriam editar mais desta autora. Ficou claro que esta aposta não foi o sucesso que se esperava, longe disso, e temos que agradecer à editora por ter os seus clientes e as vontades destes em consideração e não deixar, como acontece tantas outras vezes, o trabalho a meio. Mesmo assim, há coisas que continuo a não conseguir compreender!! 

Como pode uma autora tão boa não ser reconhecida em Portugal? Já sei que gostos não se discutem mas... vende-se por aí tanta coisa menos boa que não deixo de pensar que o mal talvez tenha estado também na falta de publicidade e de acções de marketing. Bem, talvez agora não importe.Ou talvez, nós enquanto fãs e leitores ainda possamos fazer alguma coisa. O último volume desta fantástica saga vem aí (a 25 de Maio) e a altura é a ideal. Comprem os livros, peçam emprestados a quem os tiver... mas leiam e divulguem esta espectacular autora.

No que me diz respeito, é uma das minhas autoras preferidas (já devem ter reparado noutras ocasiões) e que não hesito em recomendar (também já repararam com certeza) a ponto de vários amigos meus já terem sido presenteados com os seus livros nas datas festivas. A vós apenas quero despertar-vos a curiosidade para uma autora que podem ainda não conhecer mas que estou certa de que vão adorar. Uma mistura equilibrada, intrigante e sensual dos jogos de poder mais sinistros com uma libido masoquista. Um mundo marcante, vibrante de cor e beleza onde ninguém é o que verdadeiramente parece e onde a morte e o sexo são o melhor meio para alcançar os objectivos. Sejam fãs de Martin ou das 50 Sombras de Grey, esta é a  saga certa para terem na estante.



Podem ver o que escrevi sobre os vários livros da saga aqui, aqui e aqui

Sem comentários: