terça-feira, 30 de abril de 2013

Top Ten Tuesday - Ten words/topics that will make me pick up or buy a book

Esta coisa do Top Ten Tuesday faz-me sempre pensar um bocadinho!! É verdade. À primeira vista todos parecem muito fáceis mas quando vamos dedicar-nos à analise da situação, ela muda de figura. Ainda assim, é sempre divertido.
Hoje tive que meditar um pouco nas palavras ou tópicos que me chamam mais a atenção num livro. Imaginei-me numa livraria e comecei a visualizar... Cheguei à conclusão que a primeira coisa que me chama a atenção num livro é a capa - a imagem (deve ser a mesma coisa com toda a gente); depois, se me agradou, viro logo o desgraçado das avessas para lhe ler a sinopse. Se não me agrada ponho-o logo de parte, sem delongas. Se me agradar olho com mais atenção para a capa para ler o título (eu sei, eu sei... as pessoas normais lêem o título logo na primeira análise da capa. Mas eu não sou muito normal... em certas coisas!). Só no fim disto tudo é que leio aquelas baboseiras que as editoras acrescentam às capas (desculpem lá mas irrita-me um bocadinho a coisa de "este autor é o sucessor de autor X ou Y" ou "o próximo livro xpto com êxito assegurado" ou o que o New York Times disse ou deixou de dizer. Sei julgar eu própria quando leio e se depois quiser saber o que diz a imprensa, procuro. Irrita-me!!). Com tudo isto, fica complicado escolher palavras que me façam comprar um livro ou pegar nele. Até porque as únicas palavras que me fazem comprar um livro de maneira automática são os nomes de algum autores...  Posto isto, concluí que era melhor analisar as palavras que me fazem hesitar e me levam a dar a segunda olhadela à capa (aquela em que, se já estou balançada, leio o nome do dito) - é na leitura da sinopse que decido qual me acompanha a casa :)

Dragões - não sei muito bem porquê mas desde pequena que sou fascinada por estas criaturas. Actualmente não tenho encontrado muitos títulos sobre eles e até já tenho algumas saudades de me debruçar sobre o tema.

Rei Artur/ Morgana/ Távola Redonda/ Avalon - Deve ser porque os primeiros livros "a sério" que li foram As Brumas de Avalon. A verdade é que é complicado resistir a um livro que tenha alguma relação com estas palavras/ esta temática.

Elfos - esta é uma daquelas palavras que, se estiver na capa, me salta logo à vista. Posso não fixar o título nem nada mas se tem "elfos"... estou desgraçada!! Devem ser reminiscências dos meus 15 anos e da primeira leitura d "O Senhor dos Anéis".

Distopia/ Pós-Apocalíptico/ Apócaliptico - Não há muito tempo que comecei a ler distopias mas entranharam-se em mim e agora não lhes resisto. Enfim, já apanhei algumas desilusões, naturalmente, mas regra geral adoro-as.

Ásia/ Japão/ China - Há pessoas que são apaixonadas por África. Esse é continente que a mim não me diz nada. Já os países lá mais para os lados do sol nascente fazem as minhas delícias.

Medieval - Não é bem a palavra em si, é mais o conceito. Adoro um bom livro com características medievais. Não precisa de ser uma coisa muito rigorosa mas um cheirinho, por pequeno que seja, daquela época já me torna as leituras mais agradáveis.

Magia/ Dom/ Capacidades Mágicas - São coisas que me puxam. Os primeiros livros que li eram ricos em personagens com capacidades e qualidades mágicas invejáveis. Fiquei com sequelas...

Livros/ Livraria/ Biblioteca - Querem melhor para alguém que adora ler que um livro sobre livros ou o universo que os rodeia? 

Mitologia/ Deuses - Seja grega, romana, nórdica... eu quero lá saber, tudo o que meta deuses e mitologia normalmente desperta o meu interesse. Claro que tenho as minhas preferências mas...

Itália Renascentista - A  par da Inglaterra Vitoriana e da Nova York dos anos 20 é uma época que me desperta muito a atenção e a imaginação.

Sem comentários: