quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Top Ten Tuesday - Top Ten Favorite Characters

Ontem, por motivos de ordem técnica que me são completamente alheios (chiça...!! quase parece que trabalho na Carris ou na Metro de Lisboa... :) ) não consegui publicar este post. Pois é, às vezes a minha crónica capacidade de "comunicar" convenientemente com as máquinas prega-me destas partidas e dá um arzinho da sua graça. Por isso, decidi publicá-lo hoje, embora já não seja terça-feira.
Esta semana, o desafio era dar a conhecer as nossas dez personagens favoritas dentro de um género literário. Como os livros que mais me agradam e que mais leio são os de fantasia, vou apresentar-vos aqui as minhas dez personagem preferidas no universo fantástico (ou no pouco que dele conheço). Não há qualquer ordem de preferência. A única coisa que poderá saltar à vista é que adoro personagens femininas fortes ou personagens com maior carga humoristica. Fica, então, a lista:

  • Tasslehoff das Crónicas de Dradonlance - já há muito tempo que li estes livros (que vão agora começar a ser editados pela SdE) mas um dos personagens que mais marcado ficou na minha memória foi o Tasslehoff. É um ser pequenito do género do burrik das Crónicas de Allarya. Muito humor e uma grande carrada de mal-entendidos com este pequeno que, no final, revela ser sempre mais profundo e inteligente do que parece à primeira vista.

  • Shirakawa Kaede da Saga dos Otori - de início é o retrato puro e simples da mulher submissa do Japão feudal. Mas por detrás do estereótipo o leitor descobre uma mulher forte, capaz de quebrar todas as convenções por aquilo em que acredita.

  • Cassandra de Tróia de O Presságio de Fogo - uma jovem que sofre com o dom que lhe foi dado pelos deuses e com uma guerra às portas da sua cidade natal. Ainda assim, não se deixa ir abaixo e luta com todas as armas que tem ao seu dispor para salvar aqueles que ama e aquilo em que acredita.

  • Nihal das Crónicas do Mundo Emerso - uma jovem inocente, a última da sua raça, que luta para salvar o mundo em que vive da opressão de um tirano sem coração. Gostei mesmo dela é muito inocente em certas coisas mas muito preserverante e verdadeiramente "bad ass" quando as circunstâncias assim o exigem.

  • Jaime Lannister das Crónicas de Gelo e de Fogo - eu sei que ele era muito ruim, eu sei. Também sei que pode virar a casaca a qualquer momento se assim lhe for conveniente mas eu gosto do loiraço! Fazer o quê?! É um personagem que cresce, que se transforma e evolui imenso ao longo da leitura. Além disso, tem ali um magnetismo qualquer que não consigo explicar.

  • Phédrè Nó Delauney da Saga de Kushiel - toda a história de vida de Phédrè seduz, não apenas a sua condição de anguisette mas também as suas origens e as aventuras por que passa ao lado do seu Joscelin. O mundo em que vive e a sua complexidade contribuem em muito para a marca deixada no leitor. Adoro esta dupla.

  • Kvothe das Crónicas do Regicida - Como estalajadeiro, como jovem estudante inocente, como assassino... Kvothe e o seu misterioso percurso de vida (apesar de ainda não lhe conhecer o fim) convenceram-me desde o primeiro momento.

  • Locke Lamora dos Cavalheiros Bastardos - São o bom humor e um sentido de justiça algo estranho, temperados com uma boa dose de irreverência que marcam a personalidade deste temerário bandido / Justiceiro "à moda antiga". Uma espécie de Robin Wood de quem é impossível esquecermo-nos.

  • Bobo das Crónicas do Assassino - personagem carregado de mistério e que todos os outros (pelo menos a maioria) desprezam é sempre mais do que aquilo que o leitor espera. Com uma capacidade de mudança praticamente camaleónica e uma fonte de conhecimentos quase inesgotável surpreende-nos a cada uma das suas aparições. Uma verdadeira caixinha de surpresas que, penso, agrada a todos os fãs desta saga.

  • Saetan SaDiablo da Trilogia das Jóias Negras - Outra verdadeira caixinha de surpresas e de bom humor este afável senhor dos infernos capaz de fúrias sem descrição. Podia entrar para aqui numa data de spoilers para o descrever mas, quem conhece sabe do que falo e aos outros vou deixar para que descubram por si. Quanto a mim, adoro-o.

Sem comentários: