segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fallen - Vencedor do 4º lugar no passatempo Dark Christmas

Tal como prometido, trago-vos mais um texto para poderem ler no fim-de-semana. Desta vez é Fallen - Regresso na Noite, o texto enviado pela Ana Rita Domingos e que obteve o 4º lugar no passatempo Dark Christmas.
Como já sabem das minhas "dificuldades informáticas"... enfim, sigam o link aqui ou carreguem na imagem para poderem conhecer esta estória.



Bom fim-de-semana e boas leituras.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Crónicas de Allarya - Oblívio


Como já tinha comunicado durante esta semana ao nossos seguidores no facebook, está mesmo confirmada a publicação de "Oblívio" o último volume das Crónicas de Allarya de Filipe Faria. A edição está a cargo da Presença, integrada na colecção Via Láctea, e tem data prevista já para o dia 15 de Fevereiro. Ao que tudo indica, vamos ter direito à edição normal e a uma Edição de Luxo...
"A Manopla de Karasthan juntou-os.
Os Filhos do Flagelo uniram-nos.
As Marés Negras marcaram-nos.
A Essência da Lâmina separou-os.
As Vagas de Fogo deram-lhes esperança.
O Fado da Sombra destruiu-a.

Descorçoados, os companheiros enfrentam agora o seu maior desafio e o Oblívio ameaça a própria existência, da mesma forma que parece ser a sua única salvação. Na mais negra hora de Allaryia, a Sombra ergue-se triunfante, mas nem tudo o que parece o é, e ainda falta a’O Flagelo jogar a sua última cartada…"
Já não temos que esperar muito para conhecer o destino destes inusitados heróis.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Septimus Heap - Voo

Título: Septimus Heap - Livro 2 Voo
Autor: Angie Sage
Tradução: Miguel Romeira
Edição: Ed. Presença
Nº de páginas: 318

"Passou um ano desde que Septimus Heap descobriu a sua verdadeira família e o chamado para se tornar feiticeiro. É agora aprendiz de Madame Marcia Overstand, a Feiticeira ExtraOrdinária, e está a aprender as artes dos Encantamentos, Feitiços e outras formas de Magya. Entretanto, Jenna está a adaptar-se à vida de Princesa, mas algo de sinistro se está a passar. Por que prevalece ainda a Magya Negra? Mistério, aventura e muito humor numa obra que eleva o género fantástico a novos níveis de criatividade e imaginação."
No primeiro volume desta saga travamos conhecimento com os personagens da mesma e com a peculiar cidade onde vivem. A família real desapareceu completamente e o Feiticeiro ExtraOrdinário assume uma posição de comando e governo numa cidade que, ao longo da estória, se nos vai mostrando muitas vezes desgovernada. Quando se nasce numa cidade daquelas já se vem destinado, já se sabe qual o seu futuro e muito dificilmente este é alterado. Septimus é, supostamente, orfão e como tal é enquadrado no exército, embora ainda criança. São carne para canhão, criados para morrer e sofrer pelos desejos do Feiticeiro ExtraOrdinário. Mas para algumas pessoas as coisas mudam e Septimus acaba para se descobrir o septimo filho de um septimo filho o que, em termos mágicos, assume uma importância enorme.
Um ano depois de deixar de ser orfão e de descobrir que a sua irmã adoptiva é afinal a princesa, Septimus - que herdou o nome com a família - vê-se envolvido numa nova aventura. O seu ressaibiado irmão mais velho rapta a pequena Jenna e aqui embarcamos numa aventura daquelas que nos leram quando eramos pequenos e nos ficaram na cabeça até aos dias de hoje. É mesmo esse o ponto alto do livro, é uma estória clássica, como as de antigamente. Leva-nos por pântanos e florestas encantadas, por cidades sujas e confusas e portos estranhos, repletos de todo o tipo de gente. É uma história algo linear e muito previsível para quem há muito lê contudo, penso que é um óptimo livro para aqueles mais jovens que começam a aventurar-se na fantasia.
A escrita é muito simples mas colorida e as descrições são tão ricas que quase nos conseguimos ver rodeados por criaturas horripilantes que nos querem comer, ou no buliço de um porto, voando no dorso de um dragão ou fugindo a sete pés através das montanhas arenosas e áridas. Há em alguns momentos uma sensação de justiça que nos deixa infantilmente satisfeitos e o mistério é constante, coisa que nos faz voltar as páginas umas atrás das outras apesar do linear da estória.
Gostei. Gosto sempre de seguir a continuação das estórias que comecei a ler, foi uma boa leitura nos dias de azáfama do Natal. Ainda assim, penso que os leitores de fantasia mais ávidos e experientes (e que não leram o primeiro volume) não gostarão por ai além desta leitura pela sua simplicidade e previsão. Contudo, e como já referi, é uma excelente escolha para os mais jovens que começam a dar uns pequenos passos nestes novos mundos.
5/10
Podem ler um excerto aqui

sábado, 22 de janeiro de 2011

O Último Godo - vencedor do 5º lugar no passatempo Dark Christmas

Trago-vos um conto para lerem no fim-de-semana. Chama-se "O Último Godo" e é o texto que o André Silva nos enviou para o passatempo Dark Christmas. Enquanto vencedor do 5º lugar, é o primeiro a ser publicado. Seguir-se-ão os demais, um por semana.

Espero que a leitura vos agrade.


Como continuo com as minhas eternas disputas com a tecnologia moderna peço-vos que sigam o link aqui ou carreguem na imagem para poderem ler.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Resultados do passatempo Dark Christmas

Antes de mais nada tenho que pedir-vos desculpa a todos, nos últimos dias temos andado com um problema aqui no pc (connosco as máquinas são sempre mais teimosas!!!) e não temos conseguido postar nada (não são só os resultados).

Posto isto, queremos agradecer a todos os participantes. A vossa participação é uma forma de apoio e de interacção connosco que muito prezamos. Proporcionaram-nos muitos momentos de riso e deleite com os vossos textos. De tal modo que a escolha foi difícil. Tivemos que ir a votos e chamar alguém do exterior para ajudar na decisão... :)
Não posso anunciar os resultados sem antes referir alguns factos que foram constatadas por todas nós. No geral os textos têm uma base óptima, a ideia é excelente mas, na grande maioria deles, esta não foi desenvolvida. Alguns até podiam ter escrito mais páginas (pois não atingiram o limite) mas não o fizeram e a história ficou a perder com isso. Percebemos que não é fácil escrever (caso contrário todos seriamos autores de bestsellers) mas foi algo que pudemos constatar em quase todos os textos. Há por aí gente com bastante talento, pudemos constatar. E com ideias mesmo boas e posso dizer que este foi um dos aspectos que mais valorizámos.

Outro aspecto, este menos positivo, que identificámos em muitos dos textos - e que queremos que vejam como uma crítica constutiva e não destrutiva ou, de alguma forma, negativa - foi a falta de uso do corrector de erros do word... Havia textos com bastantes erros ortográficos, mesmo quando as ideias eram boas tivemos que ter este aspecto em conta, o que prejudicou algumas das avaliações.

Por último, queremos deixar bem claro que, além da imaginação, da ortografia e do modo como a história foi contada, valorizámos mais os textos nos quais é dada mais ênfase ao Natal.
Sem mais demoras... os vencedores...


5º prémio - A Floresta de Mãos e Dentes - André Silva, Vila Nova de Famalicão

4º prémio - Nómada - Ana Rita Domingos, Agualva

3º prémio - Bons Augúrios - Marina Ricardo, Vila Nova de Gaia

2º prémio - O Mistério de Alaizabel Cray - Célia Amador, Santo António da Charneca

....
1º prémio - Saga de Luz e Escuridão -Tânia Souza, Campo Grande - Brasil



Parabéns a todos os vencedores.



Os textos vão ser publicados aqui no blog ao longo das próximas semanas (espero conseguir até lá descobrir como fazer um print do ecrã...!!!), espero que vos agradem. Os prémios, esses, serão enviados aos vencedores com a maior brevidade possível.

domingo, 9 de janeiro de 2011

2 anos

Hoje o nosso blog faz 2 anos.


Para assinalar a data, e antes de levar aqui o SdL jantar :), decidimos postar a tão prometida entrevista com Maite Carranza. A escritora catalã, autora da trilogia Guerra das Bruxas, esteve em Lisboa dia 5 de Novembro de 2010, data em que tive a magnífica oportunidade de a entrevistar.

Como já disse aqui, adorei a experiência e, além de fã dos livros, fiquei completamente fã da autora enquanto pessoa. Coloquei algumas questões avançadas pelos seguidores do blog, às quais sempre respondeu com um sorriso. Espero que, embora sendo algo extensa, a entrevista vos agrade.

E como, apesar de andar nisto há 2 anos, continuo uma nulidade no que respeita às novas tecnologias(!!)... Peço-vos que sigam o link para ler a entrevista.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Balanço de 2010

O ano já tem uns dias mas ainda não tínhamos tido oportunidade de fazer um balanço de 2010.

A nível de leituras, foi um ano bastante bom. Nenhuma de nós tinha estabelecido uma meta, lemos porque nos dá prazer e não para atingir determinado número de livros, e penso que todas ficámos contentes com as leituras que escolhemos. Os eleitos como melhores do ano são:


Escolhas da Alice:


Escolhas da Pequeno Ser:


Escolhas da Bailarina:

A nível de passatempos, foi o ano em que mais passatempos tivemos e, consequentemente, o ano em que houve mais participações nos passatempos. No total foram 8 passatempos e 14 prémios oferecidos.

2010 ficou também marcado como o ano em que estivemos presentes na sessão de autógrafos e prévia conversa com Charlainne Harris, encontro do qual os resultados foram alguns dos nossos livros assinados por ela, algumas fotografias e uma grande admiração pela autora enquanto pessoa, pela sua simpatia e boa disposição. O encontro ficou ainda marcado pela presença Morrighan, de quem muito gostamos (desculpa a ausência de notícias nos últimos tempos, já se sabe como as coisas são complicadas...). Não posso deixar também de referir o apoio e a amizade da Marta do D'Magia (obrigada por tudo e mais alguma coisa).


Ainda em 2010 tivemos a fantástica oportunidade de conhecer e entrevistar a escritora catalã, Maité Carranza. Adorei a autora, a sua atitude e as suas opiniões. Fica o agradecimento à Presença pela oportunidade que se transformou numa tarde fantástica e muito bem passada numa companhia sem igual. Se já gostava dos livros, agora sou fã dos livros e super fã da autora. A entrevista será publicada em breve (já sei que já prometi isto mais vezes mas agora é verdade...).


Balanço feito, fica a promessa de no ano de 2011 continuarmos a trabalhar para vos trazer as notícias, as novidades e as nossas opiniões sobre o mundo dos livros. Tentaremos que o novo ano seja ainda melhor que o que passou...