quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Varanda do Frangipani


Titulo: A Varanda do Frangipani
Autor: Mia Couto
Edição: Caminho – Outras Margens
Nº de páginas: 152

A narrativa de A Varanda do Frangipani decorre na Fortaleza de S. Nicolau, algures em Moçambique. A fortaleza há muito que deixou de ser reduto de defesa e ocupação estrangeira para se transformar num asilo de velhos. A trama policial, as reflexões sobre a guerra e sobre a paz, o Universo mágico, a riqueza de personagens, aliados a uma narrativa pujante e amadurecida, fazem deste livro uma das mais belas obras de Mia Couto.

Um livro pequenino, mas cheio de poesia! A história segue um morto que precisa “remorrer” e para isso entra no corpo de um polícia que só tem mais uma semana de vida. Este polícia investiga a morte do director de um asilo, uma antiga fortaleza, e todas as noites entrevista um dos velhos, tentando desvendar o caso.

Através destas entrevistas conhecemos um pouco da história de cada velho e divertimo‑nos com as brincriações de Mia Couto: desconseguir, cabisbaixinha, atarantonta... A história prende o leitor que quer desvendar também o caso e a escrita inconfundível de Mia Couto é maravilhosa!

Boas leituras!

7/10

1 comentário:

efilipe disse...

Tenho de o reler... já li mas foi há tanto tempo que nem me lembro bem da história. Fica a dica.