quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Apelo

Uma altura houve em que eu era escuteira. As circunstâncias levaram-me a deixar o agrupamento, os acampamentos e todas as actividades a que nos dedicávamos mas... uma vez escuteiro para sempre escuteiro. É por isso que não posso deixar de partilhar convosco o apelo que recebi hoje. Os Escuteiros Marítimos de Nova Oeiras foram, há pouco tempo, assaltados e precisam de 6000€ para a reposição do material que lhes foi furtado.
Com este fim, estão a organizar uma feira do livro para os dias 4 e 5 de Dezembro. Para tal, pedem a ajuda de todos, profissionais do sector ou não, pois não têm livros suficientes para vender.


Assim, quem quiser ajudar este agrupamento pode contactá-los através do e-mail emno797.apoios@gmail.com. Como podem imaginar, qualquer ajuda, qualquer pequeno livro é bem-vindo de modo que não se acanhem. Agradeço também que passem palavra.


Desde já, muito obrigada a todos

Em Outubro com a Presença









O segundo volume de Os Jogos da Fome e um novo romance de Cecelia Ahern, disponíveis a 6 de Outubro. Curiosos?
Eu sim...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Passatempo "Queda dos Gigantes"

A Sombra dos Livros e a Editorial Presença têm para vos oferecer um exemplar de "A Queda dos Gigantes" de Ken Follett. Para tal só têm que enviar-nos um e-mail (sombradoslivros@gmail.com) com as respostas às perguntas que se seguem. Não se esqueçam de enviar todos os dados pessoais e indicar o vosso nick de seguidor do blog.
1. "A Queda dos Gigantes" é o primeiro volume de que trilogia?
2. Em que ano tem início a narrativa deste primeiro volume?
3. Em quantos países foi editado o livro?
4. Indique o nome de quatro personagens deste volume?
5. Que idade tem Billy Williams no início da narrativa e que acontecimento histórico tem lugar em 1911 no dia do seu aniversário?
As respostas podem ser encontradas aqui e aqui

O passatempo decorre de dia 28 de Setembro até as 23:59 do dia 3 de Outubro.

Apenas será aceite uma participação por e-mail e morada.

O vencedor será sorteado aleatóriamente e contactado por e-mail.

Boa sorte a todos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

em Outubro na ASA

Título: Laços Eternos
Autora: Kate Jacobs


"O tão aguardado regresso ao terno e hilariante mundo d’O Clube de Tricô de Sexta à Noite.
A época festiva que se aproxima é a altura ideal para a jovem Dakota Walker exibir os seus dotes culinários, isto se não estiver demasiado ocupada a tricotar na Walker & Filha, a mais acolhedora loja de lãs de Manhattan… Graças à família e às amigas do Clube de Tricô, Dakota conhece o verdadeiro valor da amizade. Nos anos que se seguiram à morte da mãe, todos a acarinharam e ajudaram a crescer. Entre confissões, desabafos, novas e antigas paixões, o grupo resiste à dura rotina nova-iorquina e continua a manter os seus hilariantes encontros de sexta-feira. Para Dakota abre-se agora a possibilidade de visitar a família materna, na Escócia, e rever as pessoas e os locais que marcaram a infância e juventude da mãe. Mas algo que pode ser determinante para o seu futuro está a prendê-la a Nova Iorque e a colocá-la perante um dilema que não permite segundas oportunidades…"



Título: Sunset Park
Autor: Paul Auster



"O mais recente romance de um dos nomes cimeiros da literatura mundial
Publicado simultaneamente com a edição original
Um romance sobre a América contemporânea e os seus fantasmas, com o colapso económico de 2008 como pano de fundo

Durante os meses sombrios do colapso económico de 2008, quatro jovens ocupam ilegalmente uma casa abandonada em Sunset Park, um bairro perigoso de Brooklyn. Bing, o cabecilha, toca bateria e dirige o Hospital das Coisas Escangalhadas, onde conserta relíquias de um passado mais próspero. Ellen, uma artista melancólica, é assaltada por visões eróticas. Alice está a fazer uma tese sobre a forma como a cultura popular encarava o sexo no pós-guerra. Miles vive consumido por uma culpa que o leva a cortar todos os laços familiares. Em comum têm a busca por coerência, beleza e contacto humano. São quatro vidas que Paul Auster entrelaça em tantas outras para criar uma complexa teia de relações humanas, num romance sobre a América contemporânea e os seus fantasmas."



Título: SMILLA e os Mistérios da Neve
Autor: Peter Hoeg



"A primeira obra a despertar o apetite internacional pelos thrillers escandinavos. Publicado em mais de trinta países, tendo vendido mais de 2 milhões de exemplares.
Considerado o melhor livro de 1993 pela Time, People e Entertainment Weekly.
Adaptado para o cinema por Bille August, num filme protagonizado por Julia Ormond.

Smilla Jaspersen tem a neve em muito melhor conta do que o amor. Ela é especialista das propriedades físicas do gelo e vive num mundo de números, ciência e memórias. E, agora, está convencida de que ocorreu um crime terrível cuja vítima é Isaiah, um rapaz de seis anos. Para além da amizade que os unia, Smilla e Isaiah tinham em comum o facto de pertencerem à pequena comunidade de esquimós a viver em Copenhaga. Quando as conclusões do inquérito oficial apontam para acidente, Smilla suspeita. E à medida que reúne informação sobre o caso, apercebe-se das suas sombrias ligações. De uma expedição secreta à Gronelândia a uma estranha conspiração que data da Segunda Guerra Mundial, muito parece estar por explicar. Pelo seu amigo e por si, ela embarca numa jornada arrepiante de mentiras, revelações e violência que a levará de volta ao mundo branco que em tempos deixou para trás e onde um segredo explosivo aguarda debaixo do gelo…"


Título: Os Pecados de Lord Easterbrook
Autora: Madeline Hunter

“Christian é excêntrico, enigmático, o mais famoso recluso da aristocracia inglesa. Vive isolado, não tem amigos e o seu coração nunca foi tomado por ninguém… com excepção de Leona, uma mulher determinada, exótica, belíssima. Mas isso aconteceu em Macau, naquela que parece ter sido uma outra vida.
As notícias da chegada de Leona a Londres deixam-no aturdido. Christian decide então que nada o impedirá de finalmente a possuir. Não podia saber que entre as famílias de ambos pulsam segredos impossíveis de ignorar… e que o grande amor da sua vida acalenta um mortal desejo de vingança!
Uma viagem no tempo até uma era marcada por escândalos, intriga e desejos secretos, no novo e sensual romance de Madeline Hunter: a história de um homem capaz de arriscar tudo pela mulher que ama – até a revelação do seu mais secreto pecado.”



Título: Um Crime no Expresso Oriente

Autora: Agatha Christie

“Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio está surpreendentemente cheio de passageiros. A manhã seguinte vai começar da pior maneira. Embora o nevão tivesse isolado o comboio, impedindo quaisquer movimentações, um dos passageiros foi assassinado durante a noite.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais espantosos de toda a sua carreira. É que existem inúmeras pistas e outros tantos suspeitos, sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para mais, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso… de uma maneira a todos os títulos surpreendente!”



Título: Anúncio de um Crime
Autora: Agatha Christie

"Anuncia-se um assassinato, a ter lugar em Little Paddocks, sexta-feira 29 de Outubro, pelas 18h30. Amigos, aceitem este convite, será o único.
É desta forma que o jornal local apresenta o enigmático anúncio que vai despertar grande entusiasmo em Chipping Cleghorn. Curiosos, todos os amigos e conhecidos de Letitia Blacklock, proprietária de Little Paddocks, decidem não faltar ao convite. Todavia, também Letitia é apanhada de surpresa; mas, como boa anfitriã que é, acha por bem participar na festa. Todos esperavam uma partida ou um jogo – escolhe-se um «assassino secreto», apagam-se as luzes, a «vítima» cai e os jogadores tentam adivinhar quem foi o culpado. Prometia ser divertido, até que é encontrada a vítima… assassinada! Um jogo tão mortífero como este requer o melhor jogador de todos: Miss Jane Marple."

Novidade Booksmile

Título:O diário de um vampiro banana
Autor: Tim Collins
Tradução: Dulce Afonso
P.V.P: 10,99

"Nigel Mullet é o primeiro vampiro banana da História: fracote, desajeitado e pouco popular na sua escola. Transformado aos 15 anos, o Nigel vai permanecer com esta idade para sempre, obrigado a lidar com os eternos problemas da adolescência: acne, voz de valsete e total falta de jeito para as raparigas.
Neste seu hilariante diário, o Nigel escreve pequenas crónicas sobre as suas desesperadas tentativas de captar a atenção do amor da sua vida, Chloe; do constante embaraço causado pelos seus pais vampiros (que por vezes tentam morder os seus amigos) e de como é injusto estar morto há mais de 80 anos e nunca ter tido uma namorada.
Debatendo-se com o seu constante e confuso desejo de afundar os caninos no pescoço de Chloe, será que o Nigel vai conseguir conquistar a sua miúda?
Esta será, provavelmente, a paródia mais divertida do ano. Um livro que irá conquistar os fãs de Twilight e todos aqueles qu devoraram a série Diário de Um Banana. Tansos e totós, bananas e vampiros há muitos, mas Nigel é único.
Um adolescente confuso com a sua existência que irá debater-se entre as suas necessidades de vampiro e os ideais românticos. Os seus deliciosos pensamentos e peripécias diárias vão deixar os leitores emocionados e, simultaneamente, a rir às gargalhadas."

Novidades SdE para Outubro

Título: Sonho Febril
Autor: George R.R. Martin
Tradutor: Ana Mendes Lopes
Páginas: 400
PVP: 19,61€
Data de Lançamento: 01 de Outubro de 2010
"Rio Mississípi, 1857. Abner Marsh, respeitável mas falido capitão de barcos a vapor, é abordado por um misterioso aristocrata de nome Joshua York que lhe oferece a oportunidade única de construir o barco dos seus sonhos. York tem os seus próprios motivos para navegar o rio Mississípi, e Marsh é forçado a aceitar o secretismo do seu patrono, não importando o quão bizarros ou caprichosos pareçam os seus actos.
Mas à medida que navegam o rio, rumores circulam sobre o enigmático York: toma refeições apenas de madrugada, e na companhia de amigos raramente vistos à luz do dia. E na esteira do magnífico barco a vapor Fevre Dream é deixado um rasto de corpos… Ao aperceber-se de que embarcou numa missão cheia de perigos e trevas, Marsh é forçado a confrontar o homem que tornou o seu sonho realidade."
Título: O Homem do Castelo Alto
Autor: Philip K. Dick
Tradutor: David Soares
Páginas: 288
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 01 de Outubro de 2010
"Estamos em 1962. A Segunda Guerra Mundial terminou há dezassete anos e a população já teve tempo de se adaptar à nova ordem mundial. Mas não tem sido fácil: o Mediterrâneo foi drenado, a população de África foi eliminada e os Estados Unidos da América divididos entre nazis e japoneses.
Na zona neutra que divide as duas superpotências vive o homem do castelo alto, autor de um bestseller de culto, uma obra de ficção que oferece uma teoria alternativa da história mundial em que o Eixo perdeu a guerra. O romance é um grito de revolta para todos aqueles que sonham derrubar os invasores. Mas poderá ser mais do que isso?
Subtil e complexo, O Homem do Castelo Alto permanece como o melhor romance de história alternativa jamais escrito."

Título: Royal Flash
Autor: George Macdonald Fraser
Tradutor: Ester Cortegano
Páginas: 272
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 01 de Outubro de 2010
"Após o seu regresso do Afeganistão como herói de guerra, Flashman vê-se envolvido com a bela e perigosa Lola Montez e o malévolo Otto Von Bismarck numa batalha de engenhos que irá decidir o destino de um continente. Dando início a uma aventura épica, o nosso galã embrulha-se numa sucessão desesperada de fugas, disfarces, encontros amorosos e combates singulares que atravessam os salões de jogo e masmorras de Londres para culminar nas salas de trono da Europa.
Será que os talentos de Flashman irão salvar o nosso sortudo cobarde das garras de Otto Von Bismarck e da bela Lola Montez?"


Título: Sangue Felino
Autor: Charlaine Harris
Tradutor: Renato Carreira
Páginas: 288
PVP: 17,85 €
Data de Lançamento: 1 de Outubro de 2010

"Traída pelo seu namorado vampiro de longa data, Sookie Stackhouse, empregada de bar do Louisiana, vê-se obrigada não apenas a lidar com um possível novo homem na sua vida (Quinn, um metamorfo muito atraente), mas também com uma cimeira de vampiros há muito agendada. Com o seu poder enfraquecido pelos estragos do furacão em Nova Orleães, a rainha dos vampiros locais encontra-se em posição vulnerável perante todos aqueles que anseiam roubar o seu poder. Sookie vê-se obrigada a decidir de que lado ficará. E a sua escolha poderá significar a diferença entre a sobrevivência e a catástrofe completa..."


Título: A Eleita de Kushiel
Autor: Jacqueline Carey
Tradutor: Teresa Martins de Carvalho
Páginas: 368
PVP: 19,85 €
Data de Lançamento: 1 de Outubro de 2010
"Terre d’Ange é um lugar de beleza sem igual. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa… e que a raça resultante do amor entre anjos e humanos se rege por uma simples regra: ama à tua vontade.
Phèdre nó Delaunay foi vendida para a servidão em criança. O seu contrato foi comprado por um fidalgo, o primeiro a reconhecê-la como alguém atingido pelo Dardo de Kushiel, eleita para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só. Ele adestrou Phèdre nas artes palacianas e nos talentos de alcova — e, acima de tudo, na habilidade de observar, recordar e analisar.
Quando tropeçou numa trama que ameaçava os próprios alicerces da sua pátria, ela abriu mão de tudo o que lhe era mais querido para salvá-la. Sobreviveu, e viveu para que outros contassem a sua história, e se eles embelezaram o conto com tecido de mítico esplendor, não ficaram muito aquém da realidade. As mãos dos deuses pousam pesadamente sobre a fronte de Phèdre, e ainda não deram a sua missão por terminada. Embora a jovem rainha que jaz sentada no trono seja bem amada pelo povo, há quem creia que outro deveria usar a coroa… e aqueles que escaparam à ira dos poderosos ainda não acabaram as suas tramas de poder e vingança."

sábado, 25 de setembro de 2010

A história do Séc. XX vista por Ken Follett

video

É já na próxima terça-feira. dia 28, o lançamento mundial de Queda dos Gigantes. Enquanto não chega às livrarias deixo-vos a ligação para as primeiras páginas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Criaturas Maravilhosas

Título: Criaturas Maravilhosas
Autor: Kami Garcia & Margaret Stohl
Tradução: Ana Beatriz Manso
Edição: Gailivro
Colecção: 1001 Mundos
Nº de páginas: 480

"Lena Duchannes é diferente de qualquer pessoa que a pequena cidade sulista de Gatlin alguma vez conheceu. Ela luta para esconder o seu poder e uma maldição que assombra a família há gerações. Mas, mesmo entre os jardins demasiado crescidos, os pântanos lodosos e os cemitérios decrépitos do Sul esquecido, há um segredo que não pode ficar escondido para sempre. Ethan Wate, que conta os meses para poder fugir de Gatlin, é assombrado por sonhos de uma bela rapariga que ele nunca conheceu. Quando Lena se muda para a mais infame plantação da cidade, Ethan é inexplicavelmente atraído por ela e sente-se determinado a descobrir a misteriosa ligação que existe entre eles. Numa cidade onde nada acontece, um segredo poderá mudar tudo. "
Ethan perdeu a mãe há pouco tempo e tudo o que quer é deixar de vez a pequena cidade de Gatlin e o seu cada vez mais distante pai. À noite é assaltado por sonhos estranhos nos quais uma rapariga lhe escapa literalmente das mãos para uma morte que parece certa e, como se tal não fosse suficiente, quando acorda os sentimentos experimentados nos sonhos mantêm-se e tem sempre marcas físicas destes mesmos sonhos. A única constante na vida deste jovem adolescente é Amma, a velha ama e governanta da casa, com as suas mezinhas, poções mágicas, amuletos e comportamentos estranhos.
A vida é sempre igual e sem piada alguma até ao dia em que, no meio de uma tempestade, Ethan encontra Lena e nem quer acreditar que a rapariga com que sonha há meses existe de facto e está ali na sua frente. A partir daqui a vida deste jovem vai mudar para sempre e ele vai acabar por compreender que, até mesmo em Gatlin, nada é aquilo que parece.
Criaturas Maravilhosas é uma história de amor entre dois adolescentes quase normais. Como acontece neste tipo de livros, o amor em si é perfeito e nada nem ninguém poderá separar estes dois jovens apaixonados, mas há amores que parecem condenados à partida e a condição de Encantadora (possuidora de poderes mágicos) de Lena trás consigo problemas difíceis de combater. Os Encantadores, as suas raízes e os ambientes góticos que rodeiam estes personagens são elementos do livro que, apesar de bem pensados e bastante positivos, foram,a meu ver, muito pouco explorados. São estes os elementos que dão o toque fantástico e sobrenatural à narrativa e ficamos sem saber muito sobre eles, ficam muitas perguntas no ar e muito por explicar. Parece-me que a abordagem foi demasiado superficial, as autoras focaram-se demasiado no amor dos dois personagens principais e descuraram aquilo que poderia tornar este livro muito mais autêntico.
Um aspecto que achei interessante neste livro prende-se com o facto de as personagens mais marcantes e interessantes serem os personagens secundários, sobretudo a estranha e velha Amma e Macon um anti-social charmoso e refinado. A complexidade de Ridley, embora pudesse ter sido mais explorada, também vai além daquilo que são os personagens Ethan e Lena.
Os pontos as altos da leitura são sem sombra de dúvidas os flashbacks nos quais os personagens tomam conhecimento da vida e do amor dos seus antepassados. São momentos bem conseguidos e fundamentais para o desenrolar da história mas é uma pena que se esgotem demasiado cedo.
De mencionar ainda o realismo com que as autoras conseguem retratar a vida num meio pequeno e pouco desenvolvido onde todos se julgam com legitimidade para se intrometer na vida alheia e onde nada nem ninguém é verdadeiramente aquilo que aparenta.
A escrita é fluída e simples o que torna a leitura fácil, embora a trama seja deveras previsível.Contudo, ainda que saibamos que os dois protagonistas acabarão por ficar juntos no final, há algo que nos leva a querer saber como vão conseguir ultrapassar as adversidades. Este aspecto, aliado à curiosidade que nos despertam os Encantadores e o seu universo, acabam por fazer o leitor virar as páginas. O final deixa tudo em aberto o que nos permite antever uma possível sequela num futuro próximo onde talvez as autoras possam redimir-se e dar resposta a todas as questões levantadas neste volume.
Embora fique longe de satisfazer por completo, é um livro que se lê relativamente bem e que agradará sobretudo ao publico mais jovem ao qual é destinado.
4,5/10

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ls Lusiadas / Os Lusiadas em mirandês

Depois de 5 anos de intenso trabalho, Amadeu Ferreira (sob pseudónimo Francisco Niebro) pôde finalmente apresentar ao publico a tradução da obra de Luis de Camões, Os Lusiadas, para a língua mirandêsa. A apresentação foi feita dia 17 de Setembro, dia da Língua Mirandesa, 11 anos após o reconhecimento da mesma pelo Estado Português.
Numa primeira abordagem, as diferenças não são muitas mas quando abrimos o livro e começamos a ler os versos que todos conhecemos, não podemos deixar de nos espantar com a transformação do texto:


"Aqueilhas armas i homes afamados
Que, d'Oucidental praia Lusitana,
Por mares datrás nunca nabegados,
Passórum par'alhá la Taprobana,
An peligros i guerras mui sforçados."

Amadeu Ferreira acabaria por confessar "quando começei o projecto não sabia no que me estava a meter", afinal não é de ânimo leve que se traduz o maior épico da literatura portuguesa para uma língua na qual muitas das expressões utilizadas no original são inexistentes e, como tal, quase impossíveis de traduzir. A procura das melhores soluções gramaticais, rima, métrica e acentuação foram desafios linguísticos superados pelo autor. "Houve alturas durante a tradução que não sabia para que lado me havia de virar, dada a complexidade da obra traduzida e as soluções a encontrar", desabafou Amadeu Ferreira.

A edição da obra ficou a cargo da Âncora, editora que nos últimos anos tem apostado na divulgação da língua mirandesa e tem publicado inumeras obras, incluindo bandas desenhadas, escritas em mirandês.

1822 - Laurentino Gomes já está em Portugal

O autor brasileiro Laurentino Gomes está em Portugal para uma grande operação de lançamento de 1822. Os eventos decorrem entre 22 e 24 de Setembro. No programa está incluída a visita a uma escola, uma sessão de apresentação no Porto, com a participação de Carlos Magno e Rui Moreira, e um evento de lançamento em Lisboa, com apresentação de José Norton. Laurentino Gomes aterra no Porto na manhã do dia 20 de Setembro e fica em Portugal até dia 25, para os referidos eventos em torno do novo livro e contactos com a comunicação social. No final da tarde do dia 24 de Setembro, o dia da morte de D. Pedro, o Padrão dos Descobrimentos acolhe o evento que assinala o lançamento oficial de 1822 em Portugal. Vão estar presentes delegações da Embaixada do Brasil, da Missão do Brasil junto da CPLP e da Casa da América Latina.
1822 surge na sequência de 1808, que se centrava na ida da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, e aborda a Independência do Brasil. O livro foi publicado naquele país no dia 7 de Setembro, o dia da referida Independência, e no mercado brasileiro foram já colocados mais de 200 mil exemplares, correspondentes às duas primeiras edições.

Programa:
22 de Setembro, quarta-feira, 15:00, visita à Escola EB 2/3 de Paranhos, no Porto, para conversa com várias turmas de alunos
22 de Setembro, quarta-feira, 21:30, debate de apresentação na Escola EB 2/3 de Paranhos, no Porto, com a participação de Carlos Magno e Rui Moreira
24 de Setembro, sexta-feira, 19:00, lançamento oficial no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com apresentação de José Norton.
Sobre a obra:
1822 sucede a 1808, obra de grande sucesso no Brasil (mais de 600 mil exemplares vendidos) e em Portugal. O primeiro livro centra-se na fuga da família real portuguesa para o Brasil; esta nova obra, por sua vez, aborda a independência daquele país, que, como se sabe, foi proclamada num momento que ficou conhecido como o Grito do Ipiranga.

O livro é um relato detalhado, ao estilo jornalístico, do processo de independência do Brasil. Composto por vinte e dois capítulos acompanhados por ilustrações de acontecimentos e personagens da época, o livro abrange um período de catorze anos, entre a volta da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, em 1821, e a morte do imperador D. Pedro I, em 1834.

1822 é resultado de três anos de pesquisas, durante os quais o autor consultou cerca de 170 livros, percorreu diversos locais dos acontecimentos ligados à Independência do Brasil ou à vida de D. Pedro. Entre outros lugares, refez o caminho percorrido por D. Pedro do Rio de Janeiro a São Paulo na véspera do Grito do Ipiranga, em 1822. Também esteve no Piauí, local da Batalha do Jenipapo, travada no dia 13 de Março de 1823 e na qual morreram cerca de 400 brasileiros às mãos da bem armada e treinada tropa portuguesa. Em Portugal, o autor visitou o Arquipélago dos Açores e as linhas de trincheiras do Cerco do Porto, episódio da guerra civil entre D. Pedro e seu irmão D. Miguel de 1832 a 1834.

O trabalho de pesquisa contou a orientação do diplomata, ensaísta, historiador, poeta e académico Alberto da Costa e Silva, um dos mais respeitados intelectuais brasileiros, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.
Os interessados podem ler as primeiras páginas aqui.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

George R. R. Martin








Duas óptimas notícias para os fãs de George R. R. Martin, lá fora a HBO divulgou ontem um trailler promocional da primeira temporada da série televisiva inspirada nas Crónicas de Gelo e de Fogo; por cá e porque nem tudo o que este autor escreveu gira em torno de Westeros, a SdE avançou hoje com a imagem de capa de "Sonho Febril" da autoria de Martin e que vamos poder ver editado na língua de Camões já no próximo dia 1 de Outubro.

sábado, 11 de setembro de 2010

José Luis Peixoto, passatempo na wook





Já está disponível para pré-venda na wook "Livro", a útima obra de José Luis Peixoto, a editar dis 24 de Setembro. As encomendas efectuadas até dia 22 deste mês recebem um exemplara autografado pelo autor e têm portes grátis.



Para além disso, a Wook proporcionará a um dos seus clientes a oportunidade de ver como se faz o "Livro" e de o receber, das mãos do próprio José Luís Peixoto, junto das máquinas onde é impresso. E para recuperar das emoções, nada melhor do que um jantar com o próprio autor. Para se habilitarem a esta experiência basta que comprem o novo romance e que se registem na Wook, depois comentem os outros livros de José Luís Peixoto. O autor do melhor comentário é convidado a participar no evento, que decorrerá no Porto, no dia 14 de Setembro de 2010.



Boa sorte a todos! Deixo-vos ainda a sinopse e a capa do "Livro" para aguçar a curiosidade.

"Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura. Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional. "

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lançamento oficial de " O Rapaz de Olhos Azuis" de Joanne Harris


Como já tinhamos avançado, a autora Joanne Harris vem a Portugal para o lançamento oficial de "O Rapaz de Olhos Azuis" o seu mais recente romance. Foi hoje divulgado o calendário oficial da visita; a autora estará em Lisboa dia 16 de Setembro e dia 18 maracará presença no Funchal.
Enquanto o aguardado dia não chega, deixo-vos a ligação para poderem ler algumas páginas deste livro.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Mago - Aprendiz

Título: O Mago - Aprendiz
Autor: Raymond E. Feist
Tradução: Cristina Correia
Edição: Saída de Emergência
Nº de páginas: 414

"Na fronteira do Reino das Ilhas, existe uma cidade tranquila chamada Crydee. Nessa cidade, vive um rapaz órfão de nome Pug. Trabalhando nas lides do castelo que o acolheu, ele sonha com o dia em que se tornará um guerreiro valoroso ao serviço do rei. Mas o destino troca-lhe as voltas e o franzino Pug acaba por tornar-se aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para todo o sempre. Subitamente a paz do reino é esmagada, sem piedade, por misteriosas criaturas que devastam cidade após cidade. Quando o mundo parece desabar a seus pés, Pug percebe que apenas ele poderá mudar o rumo dos acontecimentos, penetrar as barreiras do espaço e do tempo, e dominar os poderes de uma nova e estranha magia... Esta é uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde irá conhecer povos e culturas exóticas, aprender a amar e descobrir o verdadeiro valor da amizade. Mas, no seu caminho, terá de enfrentar tenebrosos perigos e derrotar os inimigos mais cruéis."
"O Mago" é uma obra escrita em 1982 (dividida em dois volumes pela SdE) e considerada por muitos leitores como a obra prima do género fantástico. À primeira vista o leitor fica algo intrigado com afirmações deste género dado que a estória tem lugar num mundo marcadamente medieval e no qual estão presentes todos os ingredientes indispensáveis a uma boa aventura fantástica, elfos, anões, criaturas das trevas e, como não, uma forte componente mágica. Contudo, "O Mago" não é apenas mais um livro, quase me atrevo a dizer que é o livro de fantasia por excelência. Quando nos debruçamos sobre ele a escrita cativante e detalhada do autor faz com que tudo em redor se esbata e podemos distinguir claramente aspectos que influenciaram muitos dos best sellers do fantástico escritos depois desta obra.
É certo que Feist não inventou uma idioma e um alfabeto para cada uma das raças presentes, para o leitor dos dias de hoje até é algo complicado ver como alguns dos aspectos introduzidos na narrativa foram verdadeiras lufadas de ar fresco (como a invasão, aparentemente injustificada, de Midkemia por seres de outro mundo), mas a verdade é que Midkemia é um mundo único, consistente e extremamente apelativo. O que o torna tão especial? A mestria do autor. Feist escreve incrivelmente bem mas de um modo muito simples, recorrendo ao mistério e ao humor pare deixar o leitor preso e em suspense a cada virar de página; o recurso à descrição é uma constante, no entanto, a riqueza da mesma, as sensações, cores e detalhes transmitidas por ela fazem com que não se torne maçadora, contribuindo para embelezar não apenas a narrativa mas a escrita em si mesma. O cuidado na criação dos personagens é algo que não podemos deixar de notar, são consistentes e evoluem com a trama, cada raça tem os seus maneirismos, aspectos comportamentais e culturais diferentes que são facilmente identificáveis pelo leitor quando em presença dos diversos personagens. Aliás, estas diferenças culturais e geográficas que marcam as várias raças são, a par da intriga política, outro dos aspectos que contribuem para o fascínio e consistência de Midkemia.
Não posso deixar de referir ainda a capacidade do autor para nos fazer de vários pontos de vista o mesmo acontecimento para além de conseguir transmitir na perfeição a simultaneidade de diversos acontecimentos ou acções. Isto é, não há uma tendência do leitor para ver a narrativa como algo linear, Feist tem o cuidado e a mestria de nos levar a ver a estória como um corpo sólido, volumoso, que pode ser abordado de diferentes perspectivas; é realista, na medida em que em "O Mago" como na vida e no mundo que nos rodeia milhares de acontecimentos podem ter lugar ao mesmo tempo.
8/10

Para lerem um excerto desta obra cliquem aqui

Criaturas Maravilhosas Book Trailer Português

Enquanto não chega aqui a casa para vos poder dar a minha opinião, deixo-vos o book trailler e o link para poderem ler as primeiras páginas deste livro que já é um verdadeiro sucesso.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Colecção Viagens de Autor com a Revista Sábado

Quantos de nós que gostamos de viajar e de literatura de viagens não "namorámos", diversas vezes, os livros da colecção Literatura de Viagem da Tinta da China? Eu cada vez que vou a uma livraria fico ali prostrada em frente daqueles livros de capa dura, com capas lindas de cores apelativas, a maldizer o preço pelo menos durante uns bons 10 minutos. Mas agora acabou...



Desde 2 de Setembro (não avisei antes porque também só descobri hoje) a Revista Sábado começou a vender uma série de cinco obras que integram a colecção magnificamente coordenada por Carlos Vaz Marques. Embora não sejam exactamente iguais por fora (não são edição de capa dura como os originais) o conteúdo é o mesmo e o preço é aproximadamente um terço do preço praticado nas livrarias, com a revista cada livro fica por 5,95€.



Baptizada de Colecção Viagens de Autor, tem desde dia 2 de Setembro nas bancas "Uma Ideia da Índia" de Alberto Moravia. Seguem-se, nas próximas quintas-feiras:

  • "Morte na Pérsia" de Annemarie Schwarzenbach (dia 9)
  • "Paris" de Julien Green (a 16)
  • "O Japão é Um Lugar Estranho" de Peter Carey (23)
  • "Nova Iorque" por Brendan Behan (dia 30)


Se quiserem saber mais sobre esta colecção, vencedora do prémio Ler/Booktaylors para Melhor Design de Não-Ficção, podem fazer um clic aqui.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Presença edita novo épico de Ken Follett

É já no próximo dia 28 de Setembro a edição mundial do novo épico de Ken Follet, "A Queda dos Gigantes" que em Portugal estará a cargo da Presença.
"A Queda dos Gigantes" é o primeiro volume da trilogia "O Século" que, segundo o próprio autor, "irá percorrer os grandes acontecimentos do restante do século XX" como a Primeira Guerra Mundial, a revolução Russa ou a emancipação da mulher.
Neste primeiro volume conheceremos Billy Williams que aos 13 anos de idade começa a trabalhar nas minas da Gália. Gus Dewar, um estudante de direito norte-americano sem sorte no amor que encontra uma carreira nova e surpreendente. Dois irmãos órfãos russos, Grigori e Lev Peshkov que embarcam em caminhos radicalmente diferentes separados por metade do mundo quando seus planos de emigrar para os Estados Unidos falham por causa da guerra e da revolução.
Estes e muitos outros personagens têm suas vidas intimamente entrelaçadas numa saga que se desdobra num drama intrigante e complexo. “Queda de Gigantes” vai de Washington a São Petersburgo, da escuridão suja e do perigo de uma mina de carvão aos candelabros brilhantes de um palácio, dos corredores do poder para os quartos dos poderosos.
De referir ainda a promoção da editora que escolhe como Livro da Semana um pack com os 2 volumes de "Os Pilares da Terra".

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vencedor do passatempo Chocky

Antes de mais queremos agradecer à Presença a possibilidade de realizar mais um passatempo aqui no nosso cantinho e aos 127 particiantes no mesmo.
As respostas pretendidas às perguntas colocadas eram:

1 - Como se chama a irmã mais nova de Mathew?
A irmã mais nova de Mathew chama-se Polly.

2 - Qual a idade de Mathew quando começa a falar com Chocky?
A idade de Mathew quando começa a falar com Chocky é onze anos.

3- Qual o aspecto mais característico dos alienígenas criados por John Wyndham?
O aspecto mais característico dos alienígenas criados por John Wyndham é surgirem discretamente dentro da normalidade do quotidiano, em vez de se apresentarem como monstros.

4 - De que colecção da Presença faz parte este título?
Este título faz parte da colecção "Lado B" da Presença.
E após sorteio via random.org (como é hábito) o vencedor encontrado é:
Vitor Caixeiro, Cuba

Parabéns ao vencedor e, mais uma vez, obrigada a todos.