terça-feira, 29 de junho de 2010

110 anos de Saint-Exupéry

Se fosse vivo, Antoine de Saint-Exupéry completaria hoje 110 anos. Comemore o aniversário do grande escritor francês em conjunto com a Editorial Presença através de um desconto de 50%, promovido no site http://www.presenca.pt/, relativo aos seguintes títulos:


- O Principezinho
- O Principezinho Segundo a Obra de Antoine de Saint-Exupéry
- Cidadela


Nota: Esta promoção é válida apenas durante o dia de hoje (29/06/10), até às 23h59.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vencedor do passatempo "O Outro Lado"

Muito boa tarde a todos.
Antes de anunciar o vencedor do passatempo "O Outro Lado" quero agradecer à Presença a parceria com o nosso blog e, obviamente, a todos os participantes. Peço ainda desculpa por desta vez me ter sido completamente impossível agradecer e acusar a recepção de todos os e-mails. As respostas às perguntas deste passatempo eram:
1 - Porque está Liz em O Outro Lado?
Porque morreu (também aceitei porque as respostas "porque sofreu um acidente de viação" e "porque foi atropelada").

2 - Quem é Lucy?
A cadela de Lizzie (uma cadela pug)

3 -Quais os principais desejos que Liz deixou por concretizar e a fazem querer voltar à Terra?tem muitas saudades dos seus pais e do seu irmão, quer acabar o secundário e ir para a faculdade e tirar a carta de condução

4 - O que acontece às pessoas em O Outro Lado?
Ninguém fica doente nem envelhece, pelo contrário, as pessoas tornam-se cada vez mais novas até voltarem a ser bebés

5 - Em que colecção da Presença está inserido este título?
Noites Claras
E o vencedor foi o Miguel Saraiva, Coimbra.
Parabéns ao Miguel e, mais uma vez, obrigada a todos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Outro Lado - uma vida ao contrário

Título: O Outro Lado - uma vida ao contrário
Autor: Gabrielle Zevin
Tradução: Fernando Dias Antunes
Edição: Presença
Colecção: Noites Claras, nº7
Nº de páginas: 307

"Liz acorda no camarote de um navio, que partilha com Thandi, uma adolescente da sua idade que lhe é completamente desconhecida. Aliás, como tudo o que a rodeia, à excepção de Curtis, o vocalista da sua banda de rock preferida. Ao fim de algum tempo Liz descobre que morreu e se encontra agora em O Outro Lado, um lugar de sublime beleza, muito semelhante à Terra e, no entanto, completamente diferente. Mas Liz tem demasiadas saudades da sua vida na Terra."

Como nos sentiriamos se ao acordar tudo nos indicasse que ainda estavamos a sonhar? Qual seria a nossa reacção ao descobrir que não se trata de um sonho mas de uma nova realidade, que na verdade estamos mortos e nada é como imaginámos? Como é viver depois de morto? Estas são algumas questões que nos assaltam aquando da leitura de O Outro Lado e que nos acompanham durante algum tempo.

Liz acorda e não percebe imediatamente que morreu, quando a realidade a atinge está já em O Outro Lado, um lugar muito parecido com a Terra mas onde as leis da física são completamente subvertidas; todos os que ali vivem estão mortos e Liz não conhece ninguém. Mas isso não quer dizer que esteja só...

Quando nos debruçamos sobre este pequeno livro a primeira coisa que nos assalta é a curiosidade, algo em nós quer descobrir o máximo sobre aquele novo território, sobre quem lá vive, descobrir como morreu realmente Liz. Posteriormente as emoções da personagem começam a tomar conta de nós e damo-nos conta de que Gabrielle Zevin é uma mestre na transmissão de sentimentos e sensações, guiando a nossa mente por caminhos que muitas vezes evitamos e fazendo-nos meditar acerca das nossas próprias atitudes, daquilo que nos é realmente querido e ao qual damos de facto valor nesta vida.

Contudo, a mestria desta autora vai além desta capacidade. Mais que a descrição da vida e morte de Liz este livro é um verdadeiro exercício de filosofia no qual se mesclam teorias como a reencarnação (todos voltamos a nascer de novo), a ideia de que os que já partiram velam de algum modo por nós e ainda algumas teorias que sustentam que a morte as almas se juntam todas algures, trabalhando em si mesmas e na sua satisfação (e por vezes absolvição), aguardando o seu regresso à Terra. Embora algumas destas ideias nos possam habitualmente parecer descabidas aqui juntam-se para dar forma a uma extraordinária história de luta, esperança, amor e, porque não, de vida.
Recomendo
7/10

terça-feira, 15 de junho de 2010

Passatempo "O Outro Lado"

"Liz acorda no camarote de um navio, que partilha com Thandi, uma adolescente da sua idade que lhe é completamente desconhecida. Aliás, como tudo o que a rodeia, à excepção de Owen, o vocalista da sua banda de rock preferida.
Ao fim de algum tempo Liz descobre que morreu e se encontra agora em O Outro Lado, um lugar de sublime beleza, muito semelhante à Terra e, no entanto, completamente diferente. Ninguém fica doente nem envelhece, pelo contrário, as pessoas tornam-se cada vez mais novas até voltarem a ser bebés... Liz encontra a sua avó Betty, que morrera antes de ela ter nascido, mas nada disso a conforta porque tem muitas saudades dos seus pais e do seu irmão, quer acabar o secundário e ir para a faculdade e tirar a carta de condução. E não quer voltar a ter catorze anos outra vez!
Um livro ao mesmo tempo comovente e divertido, que faz o leitor reflectir sobre o significado profundo da vida!"
Está desde hoje disponível nas livrarias de todo o país mais um volume da colecção Noites Claras. Em parceria com a Presença temos um exemplar para vos oferecer. Para se habilitarem a receber em casa este divertido livro prestem atenção à sinopse acima e ao excerto disponibilizado pela editora e respondam às seguintes questões:
1 - Porque está Liz em O Outro Lado?
2 - Quem é Lucy?
3 -Quais os principais desejos que Liz deixou por concretizar e a fazem querer voltar à Terra?
4 - O que acontece às pessoas em O Outro Lado?
5 - Em que colecção da Presença está inserido este título?
As vossas respostas devem ser enviadas para o e-mail do blog (sombradoslivros@gmail.com) até às 23:59 do dia 22 de Junho. Os mails devem incluir os dados pessoais e morada do concorrente.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O outro lado - Uma vida ao contrário

video

Resultado do passatempo Angelologia

Queremos começar por pedir desculpas pela demora na publicação do resultado, foi um fim-de-semana difícil...
Agradecemos à Presença o facto de termos podido realizar este passatempo e aos mais de 200 participantes no mesmo. Muito obrigado a todos.
As respostas correctas às questões colocadas eram:

1- Em que local foi encontrado um anjo no ano de 1943?
Caverna da Garganta do Diabo, Montanhas Rhodope, Bulgária

2- Onde vive Evangeline, a protagonista deste romance?
Convento de Santa Rosa, Vale do Rio Hudson, Milton,
Nova Iorque

3- Quem, ou o que, são ou Nefilins?
Raça que descende de anjos e humanos

4- Em que colecção da Ed. Presença está integrado "Angelologia"?
Via Láctea

E sem mais demoras, o vencedor do passatempo foi:
Marco Miranda, Viana do Castelo.

Muitos parabéns!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Papiro - incentivo à escrita

A Papiro Editora lança um desafio a todos aqueles que gostam de escrever.
Através do passatempo História sem Fim desafiam-se os talentos a acrescentar dois parágrafos por semana à história. Os interessados devem enviar os textos para o e-mail da editora (info@papiroeditora.com) até terça-feira (de cada semana).
Os textos serão avaliados e os vencedores verão os seus textos publicados no blog e receberão um livro do catálogo da editora como prémio.
Para mais informações espreitem o blog.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Novo livro de Juliet Marillier este mês

A mais recente obra de Juliet Marillier, Sangue do Coração, será editada no nosso país no próximo dia 18 de Junho (sexta-feira). A informação já tinha sido avançada há alguns meses pela própria autora mas esta semana a editora confirmou, o fãs portugueses vão poder ler este novo volume ainda este mês.

domingo, 6 de junho de 2010

Angelologia

Título: Angelologia
Autor: Danielle Trussoni
Tradução: Alice Rocha
Edição: Ed. Presença
Colecção Via Láctea nº 86
Nº de páginas: 584

"Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página".
Angelologia é o primeiro romance desta jovem autora que com a sua escrita nos transporta para o epicentro da luta entre Nefilins e Angelologistas. Os primeiros são descendentes dos humanos e dos anjos que com eles procriaram, seres magníficos mas terríveis com vidas longas e marcadas pelo poder e terror que exercem sobre os humanos. Os angelologistas são um grupo de humanos que estudam o surgimento e a vida não só dos anjos mas dos nefilins, conjugando esforços no combate a estes seres sobrenaturais.
Depois de lermos os 2 primeiros capítulos desta alucinante aventura, grande parte da acção tem lugar em pouco mais de 24 horas, é-nos completamente impossível fugir ao bichinho da curiosidade e a leitura torna-se compulsiva.
Sem que nada o faça prever, o destino de uma jovem freira, de um especialista em obras de arte e de uma senhora da alta sociedade americana dos anos 40 vão enredar-se e expor-nos não apenas os angelologistas e os seus estudos mas também um mundo dominado há décadas pelos poderosos nefilins que se mantém na sombra das classes governantes.
A escrita é fluída mas detalhada e não exageradamente simples contudo, o livro é de leitura fácil. A narrativa abrange um período de tempo que vai da década de 40, em França, à actualidade. O salto temporal feito pela autora que começa por nos narrar acontecimentos da actualidade para depois nos levar ao passado, voltando posteriormente aos dias de hoje, foi algo muito bem conseguido. Normalmente não gosto deste tipo de cortes na narrativa mas devo reconhecer que este só serviu para me espicaçar a curiosidade e compreender melhor algumas ligações e situações posteriores.
Ainda de referir a consistência emprestada à estória pelas inúmeras referências bíblicas e de estudos sobre anjos, elementos que deixam ao leitor pequenos fragmentos de teorias teológicas que, longe de desmotivarem, nos incentivam a continuar. Gostei particularmente dos estudos do professor Valko e das cartas trocadas pelos personagens pela quantidade de informação que se pode nelas encontrar.
A caracterização dos personagens (bastante variada e rica em termos evolutivos dos mesmos) e a descrição dos espaços é digna de nota, dei por mim em várias ocasiões a ver literalmente os locais e as personagens, como se em vez de ler um livro estivesse a assistir a um filme.
O final consegue surpreender-nos, muito embora haja algumas pistas sobre estes acontecimentos ao longo do livro, e deixa-nos não só com vontade de conhecer o futuro destes personagens mas também curiosos relativamente à angelologia em si e aos nefilins.
Recomendo
8/10

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Passatempo Angelologia

Sinopse: Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página.
Mais uma vez e em parceria com a Editorial Presença, temos livrinhos para oferecer. Desta feita temos um exemplar de "Angelologia" de Danielle Trussoni, editado hoje. Para se habilitarem a ganhar este exemplar basta que enviem para o nosso mail (sombradoslivros@gmail.com) as respostas correctas às perguntas que se seguem:


1- Em que local foi encontrado um anjo no ano de 1943?

2- Onde vive Evangeline, a protagonista deste romance?

3- Quem, ou o que, são ou Nefilins?

4- Em que colecção da Ed. Presença está integrado "Angelologia"?

As respostas podem ser encontradasno site da editora e aqui.

O passatempo decorre até às 23:59h do dia 9 de Junho (quarta-feira).
As regras são as do costume - Só será aceite uma participação por pessoa bem como por morada. Os participantes devem ser residentes em Portugal e enviar os seus dados pessoais (nome, morada e e-mail) juntamente com as respostas