segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os Corvos

Confesso que já sentia falta de ler um bom policial por isso quando vi na fnac a mais recente aventura de Pendergast não resisti. Li o livro e tempo recorde e digo-vos que foi uma compra que valeu bem a pena.
Para quem não conhece o personagem principal, posso adiantar que, a par da Miss Marple de Agatha Christie, é o meu "detective" predilecto. É um muito pouco convencional agente especial do FBI que possui uma inteligência e uma intuição fora do normal e cuja imagem de marca é o seu imaculado e super engomado fato preto que contrasta com a sua pele alva e o seu cabelo quase branco.
Nesta aventura encontramos Pendergast em Medicine Creck, uma pequena cidade do Kansas onde, de um momento para o outro, têm lugar hediondos assassinatos. Com a ajuda de Corrie Swanson, uma jovem gótica e completamente desajustada da sociedade conservadora em que vive, o agente especial vai fazer tudo o que está ao seu alcance para pôr fim a esta vaga de crime.
Os pontos fortes deste livro são o bom humor que os autores conseguem imprimir à narrativa; a personagem feminina, Corrie, que é, na minha opinião, a melhor e mais improvável companhia que os autores alguma vez poderiam ter encontrado para Pendergast; e a descrição não apenas da cidade e dos seu habitantes (que nos dá uma ideia muito real do que é a vida numa pequena comunidade em que todos se conhecem e sabem a vida uns dos outros) mas também a descrição da acção final (a perseguição do culpado - não posso adiantar muito mais...) que nos deixa ver como num filme todos os passos dados pelos intervenientes na cena.
É um livro que além de nos proporcionar bons momentos de leitura e distracção também nos deixa a pensar e nos coloca algumas questões ligadas ao "Gabinete de Curiosidades" mas sobretudo ligadas à própria vida e ao processo de socialização do ser humano, às motivações de cada pessoa e ao modo como as experiências passadas influem no nosso presente/futuro. Para tal contribui o suspense que não nos larga até à última página onde, quando já pensamos ter o crime resolvido, encontramos as verdadeiras respostas (que nos levantam ainda mais questões...).
Recomendo vivamente a todos os fãs de Pendergast pois este é o seu caso mais difícil, ou a todos aqueles que gostam de um bom policial. Ah, apesar de a imagem ser da edição original, o livro está disponivel em versão portuguesa (na net é que não há imagens da capa da Ulisseia....).
8/10

quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril

Hoje, 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro. O que talvez muita gente não saiba é que esta data começou por se celebrar na Catalunha (Espanha). O dia do livro Espanhol era celebrado no mês de Outrubro e só posteriormente a data foi adoptada pela UNESCO mas passou a celebrar-se a 23 de Abril, data da morte de Cervantes. Hoje é também o dia de Shakespeare, autor inglês que nasceu e morreu a 23 de Abril e que, ainda hoje, é um mistério para os estudiosos.


E neste dia em que as livrarias fazem inumeras promoções, em que as bibliotecas tentam chamar os leitores e em que até se vai realizar um pic-nic envolto na temática dos livros, eu pergunto:
Não seria maravilhoso poder voltar a ver as bibliotecas itinerantes (ou ambulantes, como diziam lá para os meus lados) a ziguezaguear pelas estradas do nosso país, levando a cultura às zonas mais remotas e isoladas? Eu sei que as há...o problema é que são poucas e não chegam a todos.

Imagens recolhidas aqui

terça-feira, 21 de abril de 2009

A Glória dos Traidores

Como já vai sendo normal, chego ao fim de mais um volume com mais perguntas que respostas.... E este é sem dúvida o melhor até agora. Definitivamente, Martin é um narrador exímio, um tecedor de histórias cujo magnífico trabalho é como uma teia, urdida com enorme mestria (e visível paixão) em que cada plano intriguista, cada gota de amor, cada espadeirada, cada beijo, cada fuga, cada morte...contribui para nos deixar mais enredados e prontos para ser devorados por uma saga com vida própria. Cada vez mais me convenço que se tirarmos à história os seus elementos mais sobrenaturais, ela poderia ter sido possível num qualquer lugar numa qualquer época algo distante da nossa História.
A intriga continua a ser uma constante e um elemento fundamental para nos aguçar o apetite e nos levar a colocar questões que só mais tarde poderão ter resposta (espero que não muito mais tarde...) e as hipóteses de desenvolvimento que se nos afiguram ser mais prováveis continuam a nunca ser as mais acertadas. Martin, tem um talento especial para matar os personagens principais, para fazer sofrer os nossos personagens preferidos e para dar a volta a questões complicadas de um modo que só a vida real poderia fazer. Na escrita de "fantasia" as opções deste autor raramente são adoptadas e é isso que torna esta saga tão especial. É completamente imprevisível.
Não quero adiantar muito sobre a história em si, se o fizesse decerto revelaria algo mais que o devido. Apenas posso recomendar vivamente a sua leitura.
9/10

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mimo de fim-de-semana

Para o fim-de-semana deixo-vos aqui este miminho... Encontrei-o na Etsy e além de simpático também é outro dos que faz bem à alma.

Bom fim-de-semana e boas leituras para todos

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Festa do Livro FNAC

Começa hoje a Festa do Livro na Fnac. De 16 de Abril a 6 de Maio os clientes da Fnac vão poder ir a encontros com escritores, lançamentos e debates para além de usufruirem de descontos de 20% a 40% na compra de livros. Já dei uma espreitadela e alguns estão mesmo a bom preço... Nós vamos com certeza aproveitar.
A iniciativa ao nível das compras, estende-se obviamente ao site da Fnac onde também podem ficar a saber mais.
Boas leituras para todos

terça-feira, 14 de abril de 2009

À Carolina e demais fãs da Stephenie Meyer

Bem, tenho visto num sem número de blogs o anúncio de que já está à venda a versão portuguesa de Breaking Down da Stephenie Meyer o que não é mentira mas também não é totalmente verdade. Passo a explicar. O dito titulo está de facto em PRÉ-VENDA no site da fnac mas o lançamento apenas será no dia 9 de Junho. Assim, quem comprar agora recebe um brinde alusivo à Saga Luz e Escuridão mas só poderá ter na mão o "livrinho" em Junho.


A Carolina, que segue o nosso blog e já estava a desesperar com a notícia, pode assim descansar por mais uns dias e dedicar-se a outros afazeres. Sossegue a Carolina e sosseguem os demais fãs da autora pois ainda não é desta que vão cair em tentação...!!
Boas leituras para todos.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Livros com a Sábado - alterações

Depois da chamada de atenção que me foi feita pela Angela (obrigado, caso não o tivesses feito só me aperceberia quando fosse buscar os livros à banca de jornais aqui do bairro) fui investigar as datas de saida dos livros que vão ser vendidos com a Sábado e verifiquei que houve de facto alterações. Os titulos e os preços mantém-se mas as novas datas são as seguintes:


16 Abril - A Luz, de Stephen King

23 Abril - Herzog, de Saul Bellow

30 Abril - As Noites das Mil e Uma Noites, de Naguib Mahfouz

07 Maio - O Plano Infinito, de Isabel Allende

14 Maio - Terra de Neve, de Yasunari Kawabata

21 Maio - Sem Sangue, de Alessandro Baricco

28 Maio - O Talentoso Mr. Ripley, de Patricia Highsmith

Mais uma vez, obrigado à Angela e

Boas leituras para todos

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Novidades Saída de Emergência

Ainda nem tive tempo de comprar e ler algumas das novidades de Março e já as de Abril me andam a tentar... Estes senhores deviam entrar em greve pelo menos 2 mesinhos para que pudessemos pôr as leituras em dia!!! Aqui ficam algumas novidades da SdE:

O Festim dos Corvos
George R. R. Martin
O sétimo volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a melhor série de fantasia da actualidade
Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo...



Sangue Fresco
Charlaine Harris
Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade.Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças...Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita - porque é - mas acontece que Sookie tem um certo "problema": consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável. Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro.Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana. Aos poucos, uma nova subcultura dispersa-se um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dosvampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?

Onde Caem os Anjos
Nora Roberts
Reece Gilmore foge de um passado traumático como única sobrevivente de um crime brutal em que viu todos os seus amigos morrer. Um dia chega a Angel's Fist, um lugar idílico rodeado por belas montanhas, e decide aceitar um emprego no restaurante local como cozinheira.Reece cedo encanta os locais com os seus dotes de culinária. Afinal de contas, era uma famosa chefe de cozinha na Costa Leste, mas continua atormentada pelo crime de que foi vítima, e luta constantemente contra os pesadelos que a assombram. Até que um dia é a única testemunha de um novo homicídio...Sendo tão frágil e dada a ataques de pânico, ninguém na cidade parece acreditar em Reece a não ser Brody, um irascível e atraente escritor de policiais. E quando uma série de eventos perigosos tornam claro que alguém está a tentar enlouquecer Reece e a eliminá-la do caminho, ela terá que confiar em Brody, e em si própria, para descobrir se existe ou não um assassino em Angel's Fist.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fico contente por saber

Enfim, fico contente com a notícia.
Dá um outro alento à auto-estima...
Imagem do Harpy

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mais livros com a Revista Sábado

Mais uma vez a Revista Sábado vai dar aos seus leitores a oportunidade de adquirir boas obras a preços reduzidos. Desta feita o primeiro livro vai ser vendido com a Sábado de 16 de Abril e à semelhança do que tem vindo a acontecer com as colecções anteriores todos os volumes custarão 1€ . A lista é a que se segue:
  • Isabel Allende, Plano Infinito - dia 16 de Abril;
  • Naguib Mahfouz, As Mil e Uma Noites - dia 23 de Abril;
  • Alessandro Baricco, Sem Sangue - dia 30 de Abril;
  • Saul Bellow, Herzog - dia 7 de Maio;
  • Yasunari Kawabata, Terra de Neve - dia 14 de Maio;
  • Patricia Highsmith, O Talentoso Mr. Ripley - dia 21 de Maio;
  • Stephen King, A Luz - dia 28 de Maio.

Boas leituras para todos